Acompanhamento Nutricional antes e após a Cirurgia Bariátrica

É fundamental que o paciente busque acompanhamento nutricional antes da cirurgia, pois neste primeiro momento irá ter todo o acolhimento do profissional que irá atendê-lo por uma longa caminhada.

É o ponto de partida para uma nova etapa em busca da qualidade em sua saúde.

Será um processo de muitas dúvidas, em relação à alimentação, sendo fundamental o acompanhamento nutricional, pois cada individuo é único.

Ao estar corretamente amparado no pré e pós-operatório com o nutricionista da equipe, o paciente  devera estar a par das diversas variáveis em jogo após o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida.

O acompanhamento, a longo prazo, com um nutricionista é importante para avaliar a adequacidade da alimentação e o esclarecimento das etapas do tratamento dietoterápico no qual o paciente irá seguir para uma correta adaptação ao seu novo “estômago”.

Alguns alimentos causam maior dificuldade de digestão para os pacientes.  A ingestão de uma dieta pobre em calorias, mas nutricionalmente balanceada, é importante para prevenir as deficiências nutricionais e promover uma perda de peso bem sucedida após a cirurgia.

O sucesso da cirurgia dependerá do paciente. Será importante a sua completa cooperação  e compromisso com as mudanças comportamentais necessárias.

Na dúvida em relação à alimentação, não tente adivinhar. Pergunte ao seu cirurgião ou a seu nutricionista.